Vestibular 2011 EaD: perguntas frequentes

1. Quais os cursos oferecidos?
Veja os cursos de bacharelado AQUI e os cursos de licenciatura AQUI.

2. Quais os polos onde há cursos oferecidos?
Veja AQUI.

3. Onde fica o polo da minha cidade?
Você pode pesquisar o endereço e o telefone do polo da sua cidade AQUI.

4. Qual o valor da inscrição do vestibular EaD?
As inscrições custam R$ 65,00 para os cursos de Bacharelado e R$ 35,00 pra os cursos de licenciatura.

5. Posso solicitar isenção da taxa de inscrição do vestibular EaD?
Conforme o item 3.2.1 do edital que dispõe sobre o vestibular EaD-UFSC, se você estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, SIM. A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada até o dia 13 de outubro de 2010, mediante requerimento individual do candidato, em formulário próprio disponível na internet, no site www.vestibular2011ead.ufsc.br, indicando o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico, o número de inscrição, o CPF do candidato e o nome da mãe do candidato.Ao fazer o requerimento o candidato deverá declarar que pertence a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
O deferimento ou não da isenção da taxa de inscrição será divulgado, a partir do dia 19 de outubro de 2010, na internet, no endereço site www.vestibular2011ead.ufsc.br. Os candidatos que tiverem seu pedido indeferido, deverão efetuar o pagamento da taxa no prazo estabelecido na alínea “d” do item 3.2 deste Edital.

6. O curso EaD-UFSC é pago?
NÃO. Como a UFSC é federal, e é pública, todos os seus cursos são gratuitos, inclusive os cursos na modalidade a distância.

7. Sou aluno de um curso de graduação presencial da UFSC. Posso fazer um curso EaD-UFSC ao mesmo tempo?
NÃO. Não, pois conforme o artigo 46 da resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997, que dispõe sobre o regulamento do cursos de graduação desta instituição, “não será permitida a matrícula simultânea em dois ou mais cursos de graduação da UFSC”.
É permitida, no entanto, a matrícula em cursos de níveis diferentes (por exemplo, graduação e especialização ou extensão).

8. Sou aluno de um curso de graduação de outra instituição pública. Posso realizar um curso EaD-UFSC ao mesmo tempo?
NÃO. Veja AQUI.

9. O vestibular EaD é concorrido?
Depende do polo e do curso. Veja a relação de candidatos no último processo seletivo, de 2009, AQUI.

10. Como faço a minha inscrição no vestibular EaD?
Conforme o item 3.2 do edital que dispõe sobre o vestibular EaD-UFSC, para efetuar a sua inscrição você deve:
a) entrar no site www.vestibular2011ead.ufsc.br, no período de 29 de setembro de 2010 a 25 de outubro de 2010, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição e enviá-lo (pela internet) até as 23h59min para a COPERVE/UFSC;
b) imprimir o Comprovante do Requerimento de Inscrição;
c) imprimir o Boleto Bancário;
d) efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para os cursos de bacharelado e R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos de licenciatura, usando o Boleto Bancário, até o dia 26 de outubro de 2010. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do Território Nacional (observado o horário de atendimento externo das agências), em postos de auto-atendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data).

11. Onde farei a prova do vestibular EaD?
Na cidade sede do polo de apoio presencial para o qual você se inscreveu, conforme disposto no item 4.3 do edital 01/PREG-UFSC/UAB/2010.

12. Como é a prova do vestibular EaD?
Veja a composição das provas no item 3 do edital 02 AQUI.

13. O que devo estudar para fazer a prova do vestibular EaD?
Veja no programa das disciplinas.

14. O que é Universidade Aberta do Brasil (UAB)?
Veja aqui.

15. Posso estudar em um polo distante da cidade onde resido?
Sim, pode – desde que as obrigações do curso sejam cumpridas.
A maior parte do conteúdo/ carga horária se dá no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), na plataforma Moodle. No entanto, até 30% da carga horária dos cursos EaD-UFSC é presencial. As atividades obrigatoriamente presenciais são: avaliações do desempenho acadêmico, estágios obrigatórios (quando previstos na legislação pertinente), defesa de trabalhos de conclusão de curso (quando prevista na legislação pertinente), atividades realizadas em laboratórios de ensino (quando for o caso) e videoconferências. Em média, ocorrem até 4 encontros por mês.
Não é possível obter dispensa absoluta das atividades presenciais, pois conforme o artigo 4º do Decreto Nº. 5622, de 19 de dezembro de 2005, “a avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante: I - cumprimento das atividades programadas; e II - realização de exames presenciais.”

INFORMAÇÕES E CONTATOS DOS CURSOS

Administração Pública  e Administração - coordenador@eadadm.ufsc.br – (48) 3721-9374

Ciências Contábeis

Ciências Econômicasmilton@cse.ufsc.br – (48)3721-9889