EaD-UFSCInglês

Corpo Docente

Semestre 2013.I

Profª Marimar da Silva – Estágio Supervisionado III

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professora de inglês e orientadora pedagógica do programa de extensão de línguas estrangeiras/inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Curso de Licenciatura em Letras/Inglês e Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, ministrando a disciplina de Estágio Supervisionado. Integrante da equipe de formação e pesquisa do PROUCA (um computador por aluno) no Estado de Santa Catarina. Pesquisadora na área Linguística Aplicada com foco de estudo na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas estrangeiras, conhecimento docente, metáfora no discurso docente, práticas docentes de reflexão.

Profª Denise Corrêa – Literatura Inglesa II

Possui graduação em Letras Inglês – Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) .

Atualmente é Sub-coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Professora Visitante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora orientadora da Universidade do Planalto Catarinense e Tradutora da Associação Internacional das Justiças Militares. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.

Profª Magali Sperling Beck – Literatura Inglesa II

Possui doutorado em Inglês (Literaturas de Língua Inglesa) pela University of Alberta (2007), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Bacharelado em Letras – Tradução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Professora Adjunta da UFSC no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Inglês (PGI). Atua na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, concentrando-se principalmente nos seguintes temas: poesia e prosa contemporânea canadense e estadunidense, literatura de viagem ou deslocamentos geográficos, encontros coloniais e pós-coloniais, representações culturais, narrativas biográficas ou autobiográficas. Atualmente participa da diretoria da ABRAPUI no cargo de Secretária.

Profª Viviane Maria Heberle – Linguística Aplicada II

Professora Associada III, com atuação no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Foi professora no Westminster College na Inglaterra (1993-4) e realizou pós-doutorado em letramento visual (2003-2004) pela University of Sydney, Austrália. De 2004 a 2008 exerceu o cargo de Diretora do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC e em 2009 foi Diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e Avaliação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/UFSC. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com interesse em análise crítica do discurso, lingüística sistêmico-funcional, ensino de língua inglesa, gênero (gender) e letramento visual.

Prof. Rodrigo Rosso Marques – Língua Brasileira de Sinais

Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, atua no Departamento de Artes e Libras – DAL. Surdo, fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Graduado em Pedagogia – Habilitação Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Pós Graduado em Metodologia do Ensino: a Prática Multidisciplinar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação – políticas inclusivas e surdo – educação – inclusão – Língua de Sinais. Atuou como tradutor e ator do Exame Nacional de Proficiência em Libras (2006, 2007, 2008 e 2009), das provas de vestibular da UFSC e do Ambiente Virtual do Curso de Letras Libras da UFSC. Desenvolveu o Projeto de Curso de Especialização na Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina – UNESC, em duas modalidades: presencial e à distância.

Semestre 2012.II

Profª Leda Maria Braga Tomitch – Inglês VII – Produção Textual Acadêmica

Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutoramento na área de psicologia cognitiva, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University, nos EUA. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.

Profª Adriana Kuerten – Inglês VII: Descrição Linguística

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua inglesa, formação de professores e análise crítica do discurso.

Profª Maria Ester Wollstein Moritz  - Inglês VII: Descrição Linguística

Possui graduação em Letras Licenciatura Português Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina no Departmento de Língua e Literatura Estrangeiras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, retórica contrastiva, inglês e gramática sistêmico-funcional.

Profª Denise Corrêa – Literatura Inglesa I

Possui graduação em Letras Inglês – Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) .

Atualmente é Sub-coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Professora Visitante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora orientadora da Universidade do Planalto Catarinense e Tradutora da Associação Internacional das Justiças Militares. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.

Profª Magali Sperling Beck – Literatura Inglesa I

Possui doutorado em Inglês (Literaturas de Língua Inglesa) pela University of Alberta (2007), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Bacharelado em Letras – Tradução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Professora Adjunta da UFSC no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Inglês (PGI). Atua na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, concentrando-se principalmente nos seguintes temas: poesia e prosa contemporânea canadense e estadunidense, literatura de viagem ou deslocamentos geográficos, encontros coloniais e pós-coloniais, representações culturais, narrativas biográficas ou autobiográficas. Atualmente participa da diretoria da ABRAPUI no cargo de Secretária.

Profª Marimar da Silva – Estágio Supervisionado II

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professora de inglês e orientadora pedagógica do programa de extensão de línguas estrangeiras/inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Curso de Licenciatura em Letras/Inglês e Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, ministrando a disciplina de Estágio Supervisionado. Integrante da equipe de formação e pesquisa do PROUCA (um computador por aluno) no Estado de Santa Catarina. Pesquisadora na área Linguística Aplicada com foco de estudo na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas estrangeiras, conhecimento docente, metáfora no discurso docente, práticas docentes de reflexão.

Semestre de 2012.I:

Profª Rosane Silveira - Compreensão e Produção Oral em Inglês VI

Possui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Línguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). É membro dos grupos de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa e Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Trabalhou como professora recém-doutora (Prodoc-CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, de 2005 a 2007. Atualmente trabalha como professora ajunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª Adriana Kuerten – Compreensão e Produção Oral em Inglês VI

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua inglesa, formação de professores e análise crítica do discurso.

Profª Denise Corrêa – Literatura Norte-Americana II

Possui graduação em Letras Inglês – Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) .

Atualmente é Sub-coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Professora Visitante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora orientadora da Universidade do Planalto Catarinense e Tradutora da Associação Internacional das Justiças Militares. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.

Profª Magali Sperling Beck – Literatura Norte-Americana II

Possui doutorado em Inglês (Literaturas de Língua Inglesa) pela University of Alberta (2007), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Bacharelado em Letras – Tradução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Professora Adjunta da UFSC no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Inglês (PGI). Atua na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, concentrando-se principalmente nos seguintes temas: poesia e prosa contemporânea canadense e estadunidense, literatura de viagem ou deslocamentos geográficos, encontros coloniais e pós-coloniais, representações culturais, narrativas biográficas ou autobiográficas. Atualmente participa da diretoria da ABRAPUI no cargo de Secretária.

Profª Rosely Perez Xavier – Metodologia do Ensino do Inglês

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestrado em Letras – Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando no Curso de Licenciatura em Inglês e na pós-graduação em Lingüística. Suas áreas de interesse são: ensino e aprendizado por tarefas, aquisição de língua estrangeira, design e avaliação de material didático, e formação de professores.

Profª Marimar da Silva – Estágio Supervisionado I

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professora de inglês e orientadora pedagógica do programa de extensão de línguas estrangeiras/inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Curso de Licenciatura em Letras/Inglês e Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, ministrando a disciplina de Estágio Supervisionado. Integrante da equipe de formação e pesquisa do PROUCA (um computador por aluno) no Estado de Santa Catarina. Pesquisadora na área Linguística Aplicada com foco de estudo na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas estrangeiras, conhecimento docente, metáfora no discurso docente, práticas docentes de reflexão.

Profª Roseli Zen Cerny – Organização Escolar

Professora de Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação. Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Licenciatura na modalidade a distância – CED/UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, educação de adultos, tecnologias de comunicação na educação.

Semestre de 2011.II:

Profª Rosane Silveira - Compreensão e Produção Oral em Inglês V

Possui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Línguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). É membro dos grupos de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa e Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Trabalhou como professora recém-doutora (Prodoc-CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, de 2005 a 2007. Atualmente trabalha como professora ajunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª Josalba Ramalho Vieira – Compreensão e Produção Escrita em Inglês V

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atua como professora de inglês do Colégio de Aplicação-UFSC e professora permanente da Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Leitura de Metáforas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metáfora, ensino de leitura, formação do professor e interação face-a-face.

Profª Denise Corrêa – Literatura Norte-Americana I

Possui graduação em Letras Inglês – Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) .

Atualmente é Sub-coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Professora Visitante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora orientadora da Universidade do Planalto Catarinense e Tradutora da Associação Internacional das Justiças Militares. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.

Profª Magali Sperling Beck – Literatura Norte-Americana I

Possui doutorado em Inglês (Literaturas de Língua Inglesa) pela University of Alberta (2007), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Bacharelado em Letras – Tradução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Professora Adjunta da UFSC no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Inglês (PGI). Atua na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, concentrando-se principalmente nos seguintes temas: poesia e prosa contemporânea canadense e estadunidense, literatura de viagem ou deslocamentos geográficos, encontros coloniais e pós-coloniais, representações culturais, narrativas biográficas ou autobiográficas. Atualmente participa da diretoria da ABRAPUI no cargo de Secretária.

Profª Daniela Karine Ramos – Didática

Graduada em Psicologia – Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade Faderal de Santa Catarina (2003), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e desenvolve pesquisas relacionadas a educação a distância, ao uso de tecnologias na educação, aos jogos eletrônicos e aos aspectos didáticos do processo de ensino e aprendizagem.

Profª Joselma Tavares Frutuoso – Psicologia Educacional

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Formação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1995). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Terapia por Contingências Campinas-SP (2008). Atualmente é professora, adjunto-4, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas da Psicologia clínica (terapia de grupo e individual) e Psicologia da Saúde. Ministra aula nas áreas da Psicologia Experimental, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Educacional (ensino presencial e a distancia). Projetos de extensão e projetos de pesquisa relacionados com atenção básica no SUS, atendimento psicológico, dor crônica, saúde do trabalhador e construção de medidas psicológicas.

Profº Celso Tumolo – Compreensão e Produção Escrita em Inglês: Organização Textual
É Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – DLLE, CCE e Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras – Inglês na modalidade a distância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de inglês como língua estrangeira, testes em língua estrangeira, e Educação a Distância. Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1988), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (1999) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (2005).

Semestre de 2011.I:

Profª Rosane Silveira - Compreensão e Produção Oral em Inglês IV

Possui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Línguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). É membro dos grupos de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa e Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Trabalhou como professora recém-doutora (Prodoc-CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, de 2005 a 2007. Atualmente trabalha como professora ajunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª Josalba Ramalho Vieira – Compreensão e Produção Escrita em Inglês IV

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atua como professora de inglês do Colégio de Aplicação-UFSC e professora permanente da Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Leitura de Metáforas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metáfora, ensino de leitura, formação do professor e interação face-a-face.

Profª Denise Corrêa – Literatura Ocidental II

Possui graduação em Letras Inglês – Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) .

Atualmente é Sub-coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Professora Visitante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora orientadora da Universidade do Planalto Catarinense e Tradutora da Associação Internacional das Justiças Militares. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.

Profº Lincoln Fernandes – Estudos da Tradução II

Licenciado em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestre em Língua Inglesa e Lingüística Aplicada (Tradução) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutor em Língua Inglesa e Lingüïstica Aplicada (Tradução) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com estágio de doutoramento realizado no Centre for Translation and Intercultural Studies (CTIS) da University of Manchester. Atualmente é professor em Estudos da Tradução junto ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e participa de dois de seus programas de pós-graduação: Pós-Graduação em Inglês (PGI) e Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos da Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução e Corpora, Tradução de Literatura Infanto-Juvenil, Lingüística Sistêmico Funcional, Legendação e Tradução e Ensino de Língua Inglesa.

Profª Leda Maria Braga Tomitch – Pesquisa em Letras Estrangeiras – Inglês

Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutoramento na área de psicologia cognitiva, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University, nos EUA. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.

Profª Viviane Maria Heberle – Linguística Aplicada II

Professora Associada III, com atuação no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Foi professora no Westminster College na Inglaterra (1993-4) e realizou pós-doutorado em letramento visual (2003-2004) pela University of Sydney, Austrália. De 2004 a 2008 exerceu o cargo de Diretora do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC e em 2009 foi Diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e Avaliação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/UFSC. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com interesse em análise crítica do discurso, lingüística sistêmico-funcional, ensino de língua inglesa, gênero (gender) e letramento visual.

Semestre de 2010.II:

Profª Rosane Silveira - Compreensão e Produção Oral em Inglês III

Possui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Línguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). É membro dos grupos de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa e Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Trabalhou como professora recém-doutora (Prodoc-CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, de 2005 a 2007. Atualmente trabalha como professora ajunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª Josalba Ramalho Vieira – Compreensão e Produção Escrita em Inglês III

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atua como professora de inglês do Colégio de Aplicação-UFSC e professora permanente da Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Leitura de Metáforas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metáfora, ensino de leitura, formação do professor e interação face-a-face.

Profª Denise Corrêa – Literatura Ocidental I

Possui graduação em Letras Inglês – Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) .

Atualmente é Sub-coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Professora Visitante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora orientadora da Universidade do Planalto Catarinense e Tradutora da Associação Internacional das Justiças Militares. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.

Profº Wladimir Antônio da Costa Garcia – Introdução aos Estudos do texto Poético e Dramático

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Critical Theory and Cultural Studies pela University of Nottingham (1999). Atualmente, é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filosofia e Literatura, e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Literária, Literatura e Ensino, Educação e Filosofia Contemporânea.

Profª Raquel Dely – Estudos Linguísticos II

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês (1979), mestrado em Letras (1983), e doutorado em Letras (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Foi professora substituta dessa instituição federal, de agosto de 2006 a dezembro de 2007. Também foi bolsista recém doutor da Capes, atuando nos cursos de graduação e pós graduação em Letras-Inglês no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da UFSC, no período de janeiro de 2008 a maio de 2009. Atuou como presidente da Aplisc (Associação dos Professores Licenciados de Santa Catarina) no ano de 2008, e como vice-presidente no ano de 2007. No momento atua como professora-tutora da disciplina Pesquisa em Letras Estrangeiras do curso de Espanhol a distancia da UFSC em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e também está responsável pela coordenação da equipe de tutores do referido curso. Colaboradora do Pecpisc (Programa de formação continuada de professores de Santa Catarina), tem se engajado em ações pedagógicas na área de formação de professores de língua estrangeira desde 2002. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de L2, produção oral em L2, tarefas e processos metacognitivos no desempenho oral em L2, formação de professores e ensino a distancia.

Profº Lincoln Fernandes – Estudos da Tradução I

Licenciado em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestre em Língua Inglesa e Lingüística Aplicada (Tradução) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutor em Língua Inglesa e Lingüïstica Aplicada (Tradução) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com estágio de doutoramento realizado no Centre for Translation and Intercultural Studies (CTIS) da University of Manchester. Atualmente é professor em Estudos da Tradução junto ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e participa de dois de seus programas de pós-graduação: Pós-Graduação em Inglês (PGI) e Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos da Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução e Corpora, Tradução de Literatura Infanto-Juvenil, Lingüística Sistêmico Funcional, Legendação e Tradução e Ensino de Língua Inglesa.

Semestre de 2010.I:

Profª Rosane Silveira - Compreensão e Produção Oral em Inglês II

Possui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Línguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). É membro dos grupos de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa e Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Trabalhou como professora recém-doutora (Prodoc-CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, de 2005 a 2007. Atualmente trabalha como professora ajunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Profª Leda Maria Braga Tomitch – Ensino de Leitura

Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutoramento na área de psicologia cognitiva, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University, nos EUA. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.

Profª Josalba Ramalho Vieira – Compreensão e Produção Escrita em Inglês II

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atua como professora de inglês do Colégio de Aplicação-UFSC e professora permanente da Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Leitura de Metáforas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metáfora, ensino de leitura, formação do professor e interação face-a-face.

Profª Mailce Borges Mota – Linguística Aplicada I

Possui licenciatura em Letras Português-Inglês pela UFSC (1992), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente (UFSC, 1995) e doutorado em Letras /Inglês e Literatura Correspondente, com área de concentração em Linguistica Aplicada (UFSC, 2000). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Linguística da Universidade de Minnesota (1998-1999). É professora associada I do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. Seus interesses para pesquisa são: as bases neurocognitivas da aquisição e uso de L2, diferenças individuais na capacidade da memória de trabalho, aspectos cognitivos e instrucionais da produção oral em L2, tecnologias no ensino/aprendizagem de L2. Encontra-se atualmente em estágio pós-doutoral no Brain & Language Lab, Departamento de Neurociência, Georgetown Medical Center, Georgetown University.

Calorine Roberto – Estudos Linguísticos I

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Semestre de 2009.II:

Profª Adriana Kuerten – Introdução aos Estudos da Linguagem

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua inglesa, formação de professores e análise crítica do discurso.

Profº Celso Tumolo – Introdução à Educação a Distância
É Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – DLLE, CCE e Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras – Inglês na modalidade a distância.

Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de inglês como língua estrangeira, testes em língua estrangeira, e Educação a Distância.

Profª Denise Correa – Introdução aos Estudos da Tradução

Possui graduação em Letras Inglês – Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) .

Atualmente é Sub-coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Professora Visitante da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Professora orientadora da Universidade do Planalto Catarinense e Tradutora da Associação Internacional das Justiças Militares. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.

Profª Josalba Ramalho Vieira – Compreensão e Produção Escrita em Inglês I

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atua como professora de inglês do Colégio de Aplicação-UFSC e professora permanente da Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Leitura de Metáforas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, metáfora, ensino de leitura, formação do professor e interação face-a-face.

Profª Mailce Borges Mota – Introdução à Linguística Aplicada

Possui licenciatura em Letras Português-Inglês pela UFSC (1992), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente (UFSC, 1995) e doutorado em Letras /Inglês e Literatura Correspondente, com área de concentração em Linguistica Aplicada (UFSC, 2000). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Linguística da Universidade de Minnesota (1998-1999). É professora associada I do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. Seus interesses para pesquisa são: as bases neurocognitivas da aquisição e uso de L2, diferenças individuais na capacidade da memória de trabalho, aspectos cognitivos e instrucionais da produção oral em L2, tecnologias no ensino/aprendizagem de L2. Encontra-se atualmente em estágio pós-doutoral no Brain & Language Lab, Departamento de Neurociência, Georgetown Medical Center, Georgetown University.

Profº Wladimir Antônio da Costa Garcia – Introdução aos Estudos da Narrativa

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Critical Theory and Cultural Studies pela University of Nottingham (1999). Atualmente, é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filosofia e Literatura, e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Literária, Literatura e Ensino, Educação e Filosofia Contemporânea.