EaD-UFSCFilosofia

Grade Curricular com as Ementas

A licenciatura em Filosofia orienta-se pelas Diretrizes para a Formação Inicial de Professores de Educação Básica em cursos de nível superior, voltando-se sobretudo ao ensino de Filosofia no nível médio. Todavia, procurou-se dar condições também ao licenciado para continuar sua formação através de cursos de pós-graduação. Desse modo, insistiu-se numa sólida formação filosófica obrigatória, nos dois primeiros anos, e em disciplinas optativas, mas de caráter filosófico, nos dois últimos anos, concomitantemente à formação pedagógica. Novamente, a indissociabilidade entre ensino e pesquisa está preservada.

 

É necessário ressaltar que todas as disciplinas obrigatórias da licenciatura, reservando o correspondente a 1 crédito para atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão, buscam, além da preservação da indissociabilidade entre as três esferas da atividade docente, a transposição didática dos conteúdos aprendidos na disciplina teórica correspondente. As formas dessa transposição podem ser as mais diversas. De uma dada disciplina espera-se não apenas que ofereça a abordagem teórica de um conteúdo ou um autor, mas também que consiga engajar o aluno em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

O Curso de Licenciatura em Filosofia na modalidade a distância da UFSC está planejado a partir de dois núcleos de conhecimentos, estreitamente interligados, resultando em 33 disciplinas e carga horária total de 2954 horas: Núcleo Fundamental e o Núcleo Complementar.

grade.curricular.com.ementas