EaD-UFSCFilosofia

Como é o curso, quais são seus objetivos e modelo didático

O Curso de Licenciatura Filosofia na modalidade a distância, proposto pela UFSC, integra-se à experiência de algumas Instituições Públicas de Ensino Superior e de diversos projetos já desenvolvidos a distância, configurando um curso de formação de professores com garantia de qualidade de ensino. O projeto resulta de um esforço coletivo para a integração entre diferentes saberes, experiências e competências envolvidas na formação de educadores na área do ensino de Filosofia. A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio das Unidades de Ensino diretamente envolvidas no projeto, reconhece a relevância de iniciativas dessa natureza, tendo em vista o elevado número de professores do ensino básico que atua sem a devida habilitação. A Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância tem o objetivo de habilitar o maior número de professores para o Ensino Básico, visando ao pleno exercício de sua atividade docente, em consonância com as exigências de uma sociedade em transformação. A meta do projeto é garantir o desenvolvimento de atitudes pedagógicas reflexivas e investigativas, fornecendo instrumentos básicos para o exercício profissional, tendo por base o princípio de que a formação do educador é um processo contínuo.

O diploma dos licenciados no Curso de Licenciatura em Filosofia na modalidade a distância terá equivalência ao diploma dos licenciados no Curso de Licenciatura em Filosofia na modalidade presencial, conforme o Decreto n-0 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05, tendo validade nacional. Também foi considerado, vale notar, o DECRETO NO 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, em diante inserção da disciplina Libras para a Licenciatura em Filosofia, com 60 horas, no 80 período do curso.

O possível atendimento aos portadores de necessidades especiais, considerando as questões de acessibilidade e infra-estrutura física, serão atendidas de acordo com as características dos alunos aprovados no processo seletivo e as condições viáveis da instituição.

Este curso, vale dizer, é o primeiro do Estado, fundado em 1954, pelo decreto nº 36658 da Presidência da República em incorporado à universidade quando de sua criação, em 1960. Desde então, o referido curso formou várias centenas de profissionais, promovendo e desenvolvendo o ensino da Filosofia tanto no Estado de Santa Catarina quanto no sul do país. Essa vocação do curso de colaborar com a sociedade catarinense intensificou-se em 1998, quando o ensino da Filosofia tornou-se obrigatório em todo Estado. A partir da aprovação, pelo Conselho Federal de Educação em 07 de Julho de 2006, da obrigatoriedade do ensino da Filosofia em todo país, o curso de Graduação em Filosofia, bem como o proposto curso de Licenciatura a Distância em Filosofia, exercerá um papel fundamental para a estrutura do ensino médio, principalmente se levarmos em conta que o mesmo é hoje a única graduação oferecida regularmente em Santa Catarina. Este projeto foi concebido, pois, tendo em vista a evidente demanda gerada pela realidade sócio-educacional catarinense e paranaense.

É importante destacar também que, na trajetória histórica do Departamento de Filosofia, as maiores conquistas recentes foram sem dúvida a criação do Mestrado em Filosofia (1997) – tendo formado até agora mais de 25 mestres – e do Doutorado em Filosofia (2005). Essa evolução acadêmico-intelectual tem sido um dos pilares do desenvolvimento do curso, bem como da crescente especialização do corpo docente do departamento, que hoje conta com 23 doutores. A maioria destes atuará no curso de Licenciatura em Filosofia a Distância, fator indispensável para a determinação das intenções de excelência teórico-conceitual que embasa este projeto.

Os diplomas e certificados de cursos à distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional e respeitarão a duração mínima definida nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada área.

Modelo didático

Formação Geral: 2042h

Formação Específica: 200h

Formação Pedagógica: 432h

Prática como Componente Curricular: 400h

Carga Horária Total do Curso: 3074h