EaD-UFSCEconomia

Como é o curso

 

O Curso

O Curso de Graduação em Ciências Econômicas existe há mais de 60 anos. Com a reforma universitária do final dos anos 1960, foi criado o Departamento de Ciências Econômicas da UFSC, que passou a ser responsável pelo Curso. Atualmente, além da Graduação, o Departamento mantém o Curso de Mestrado em Economia, credenciado pela CAPES e membro do sistema ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia).

O Curso à distância

O Curso de Graduação à distância em Ciências Econômicas tem como objetivo geral a formação de alunos com amplo e diversificado conhecimento para construção autônoma de projetos intelectuais, culturais e profissionais, que permitam uma compreensão da realidade e de sua dinâmica. Além disso, capacita para atuação na sociedade de acordo com referenciais éticos, de forma geral, com domínio do conhecimento, da técnica e da prática de profissões relacionadas à Economia, em termos mais específicos.

Os objetivos específicos do Curso de Graduação em Ciências Econômicas na modalidade à distância são:

  • possibilitar aos alunos participantes uma formação adequada à construção do conhecimento básico exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Ciências Econômicas;
  • oferecer possibilidades ampliadas de formação por meio da oferta de disciplinas em duas áreas de concentração: (i) desenvolvimento e (ii) economia e finanças empresarias;
  • possibilitar a realização de atividades práticas para a capacitação necessária ao início do projeto profissional;
  • desenvolver habilidades para a utilização de novas tecnologias, para busca e sistematização de informações e para elaboração de trabalhos específicos da área de Economia.

O perfil do aluno

De acordo com as novas Diretrizes Curriculares (DCNs), os alunos devem ter as seguintes características:

  • capacitação e aptidão para compreender questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia;
  • domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social, indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais;
  • base cultural ampla, que possibilite o entendimento de questões econômicas no seu contexto histórico-social;
  • capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
  • capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos e
  • domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.

De forma adicional ao proposto pelas DCNs, o projeto pedagógico do curso de Ciências Econômicas estabelece como características desejadas para o egresso do curso os seguintes itens:

  • capacitação e desenvolvimento de competência para realização de atividades específicas da formação de economista;
  • domínio de conhecimento e técnicas específicas da profissão de economista e
  • habilidade para análise dos fenômenos contemporâneos, com a utilização de conhecimento, técnica e prática específica do economista.

Mídias utilizadas e demais informações

As mídias utilizadas no curso são o material impresso, a videoconferência, as aulas gravadas, o  AVEA e os encontros presenciais. Estas são utilizadas da seguinte forma:

  • Material impresso enviado aos polos de apoio presencial antes do início da disciplina. Apresenta uma síntese dos conceitos mais importantes, autores fundamentais e atividades. Além disso, sempre traz uma lista de leituras complementares e referências úteis para a disciplina.
  • Videoconferências semanais, com duração de até 1h/a (uma hora aula), com participação obrigatória do aluno, no polo ou via streaming, dependendo das orientações do professor responsável pela disciplina. Seu principal objetivo é permitir ao aluno um momento de interação qualificada com o o professor, para tirar suas dúvidas e/ou complementar seu conhecimentos nos tópicos abordados. Cada disciplina tem em média 4 eventos por videoconferência.
  • Aulas são gravadas pelos professores, apresentando as disciplinas e uma síntese das unidades. Devem ser assistidas, preferencialmente, após a leitura do material impresso da unidade correspondentes, pois permite ao aluno verificar se a sua compreensão do tema está adequada e onde precisa investir mais, além de prepará-lo para a participação as aulas por videoconferência.
  • Ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) – é a sala de aula virtual onde o aluno pode acessar todos os materiais das disciplinas, interagir com os colegas, professores e demais agentes de apoio, além de realizar atividades, tirar-dúvidas, etc.
  • Encontros presenciais são associados com as disciplinas que estão sendo ofertadas, com duração de 4 horas e a presença nos mesmos é obrigatória. Além disso, todas as avaliações finais são presenciais e devem ser realizadas nos polos de apoio presencial.

Para mais informações, consulte o GUIA DO CURSO -  Guia Economia