ATUAB – Oferta do curso de extensão Acolhimento UAB

A Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio da Coordenação-Geral de Programas e Cursos em EaD e em parceria com o Laboratório de Tecnologia e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG/LabTIME), tem a satisfação de divulgar às Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) a oferta, em âmbito nacional, no período entre 06 de  junho e 06 de julho de 2018, do curso de extensão Acolhimento UAB, destinados aos  estudantes que ingressaram recentemente em curso superior no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O Curso compõe-se de três módulos, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Português e Matemática, objetivando a melhor preparação do aluno dos cursos de educação a distância nas tecnologias e habilidades mínimas necessárias ao pleno aproveitamento dos cursos de graduação dessa modalidade de ensino. Os módulos serão ofertados pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e, em seu conjunto, somarão uma carga horária de 180 horas, reunindo condições para ser classificado como um curso de extensão universitária, com certificado expedido automaticamente, emitida AVAMEC, assim que ele concluir os estudos dos três módulo e a realização das avaliações correspondentes.

A oferta para o conjunto dos três módulos compreenderá, inicialmente, 5.000 vagas. Como essa primeira oferta é muito inferior à demanda nacional, a princípio os alunos não serão inscritos no curso, sendo indicados pelos coordenadores dos respectivos cursos. Essa indicação seguirá critérios objetivos que definirão uma hierarquia dos alunos elegíveis ao curso. Os critérios variam segundo o período de ingresso na universidade e com a modalidade do curso de graduação. Desse modo podemos construir a seguinte matriz de elegibilidade ao curso de acolhimento, de modo que o aluno com maior prioridade de indicação é aquele do 1º período do curso de graduação na modalidade licenciatura.

Com esta ação, a DED/CAPES visa capacitar, principalmente, os entrantes dos cursos de educação a distância, sem ignorar, contudo, aqueles que já fazem uso da metodologia de educação a distância, possibilitando-lhes uma experiência de aprendizagem mais efetiva e com retornos mais substantivos para o aluno e para o nível de escolarização dos brasileiros.

Certos de contar com Vossa colaboração e na expectativa da participação de todos(as), colocamos à sua inteira disposição a equipe da Coordenação de Programas, Cursos e Formação em EaD (CPCF/CGPC) desta Diretoria pelo seguinte contato: acolhimento.uab@capes.gov.br.

Categorias: Avisos, Eventos. (Link permanente).