Comunicado 03/UAB/UFSC/2018

COMUNICADO 03/UAB/UFSC/2018,
Florianópolis, 26 de abril de 2018.

1. Desde a deflagração da operação Ouvidos Moucos, os cursos de UAB/UFSC têm passado por inúmeras dificuldades, desde suspeição da atuação de professores e tutores até o corte de verbas pela CAPES, situação esta normalizada em fevereiro de 2018 com repasse de recursos.

2. Entretanto, para evitar problemas futuros com o TCU, a CGFO/DED/CAPES proibiu a contratação de alunos bolsistas e a utilização de fundações de apoio para contratação de pessoal via CLT para atividades de apoio ao ensino a distância (Moodle, videoconferência, design educacional etc.). Assim, os cursos a distância do Núcleo UAB/UFSC estão passando por dificuldades de organização da produção do material, da tutoria e de operação dos sistemas de apoio.

3. Está sendo providenciada a contratação de pessoal terceirizado para essas funções através de licitação, mas o processo é naturalmente moroso e deve demorar mais dois meses.

4. No dia 24 de abril, a Reitoria autorizou a contratação de bolsistas de ensino em caráter emergencial. Enquanto isso não acontece, falhas e deficiências devem ocorrer, as quais trataremos de sanar.

5. O Curso de Bacharelado em Administração encontra-se sem coordenador acadêmico, pois o colegiado não o indicou, tendo em vista que, dadas as circunstancias atuais, nenhum professor deseja assumir essa função. Está prevista indicação de um coordenador para a próxima semana pelo diretor do Centro Socioeconômico. Caso isso não aconteça, medidas serão tomadas pela Coordenação UAB/UFSC e a Reitoria de acordo com a legislação.

6. Os TCCs do curso de Administração não foram agendados. Estamos esperando a designação do coordenador para que isso aconteça.

7. Enquanto isso, o Núcleo UAB está encaminhando as provas das disciplinas do curso de Administração e tentando resolver problemas pontuais.

8. Agradecemos a compreensão dos alunos, maiores prejudicados com esses acontecimentos.

Prof. Fernando Alvaro Ostuni Gauthier
Coordenador UAB/UFSC
Portaria nº 02/2018/GR

Categorias: Destaque, Notícias. (Link permanente).