Visita de estudantes de Pato Branco ao Campus

Estudantes de Pato Branco

A primeira turma de Biologia do Programa de Educação à Distância da UFSC, vinculado à Universidade Aberta do Brasil, visita o campus nesta semana. Os 32 estudantes do pólo de Pato Branco (Paraná) vieram conhecer a estrutura da universidade federal, os laboratórios do Curso de Biologia e finalizar o primeiro semestre com aulas práticas e presenciais. A programação também inclui o início do segundo semestre, para que os estudantes possam conhecer pessoalmente os professores.

Na manhã de quarta-feira, no auditório da Biblioteca Universitária (BU), os estudantes assistiram uma palestra sobre o acesso a publicações on-line e buscas nos diversos sistemas disponíveis no portal da BU. Também foram informados sobre os empréstimos de livros, que são enviados pelo correio.

À tarde, os estudantes tiveram aula no laboratório de informática do Centro de Ciências Biológicas. Uma das estudantes, Cristina Pessatto, surpreendeu-se com as estruturas de sala de aula e disse que as salas do pólo são bem melhores do que a encontrada por aqui. “As salas são mais amplas e com mais computadores”.

Marcelo Duarte, que mora em Florianópolis, mas também é estudante do pólo no Paraná, já lamenta o alto custo de ter que se deslocar para Pato Branco para aulas presenciais e realização de provas. Para Duarte a educação a distância faz a universidade mais justa ao propiciar um meio de formação para quem trabalha o dia inteiro, mas, prefere freqüentar aulas noturnas neste campus.

Além da infra-estrutura e da distância, os estudantes ressaltaram a importância do contato presencial com professores e demais colegas. A estudante Roberta Gardaz, feliz com a visita, diz que “o curso a distância é muito bom” mas que sente “falta do contato pessoal”. Gardaz, como a maioria dos seus colegas, já concluiu um curso superior, no seu caso de pedagogia. Cássia Ribeiro, formada em matemática, ingressou no curso de biologia para poder lecionar Ciências no Ensino Fundamental, também ressalta a importância de conhecer a turma e se sentir dentro de uma universidade.

As tutoras presenciais Janaína e Marilene Bochesse cumprem a função de aproximar a instituição dos estudantes EaD de Pato Branco, auxiliando nas atividades do curso. Para elas, “os alunos achavam que por ser a distância, o curso seria mais fácil, o trabalho realizado mostrou o contrário”. A estudante Pessatto concorda com as tutoras e revela que precisa de um tempo maior de dedicação aos estudos nessa modalidade de ensino.

A coordenadora do pólo de Pato Branco, Cácia Webber fala da preocupação de embasar os horários de provas e atendimento às necessidades do estudante, “sábado à noite, domingo e feriados são os horários mais solicitados”, garante.

A coordenadora do curso de Biologia, Maria Márcia Ishida diz que por ser este o primeiro semestre de curso há muito que melhorar. Entre eles ela cita a maior quantidade de vídeo aulas disponíveis aos estudantes.

Os estudantes do Pólo de Pato Branco retornam sexta-feira, mas antes, farão duas saídas de campo para Pontal da Daniela e Lagoa do Peri.

Categorias: Notícias. (Link permanente).

Comments are closed.