EaD-UFSCBiologia

Informações Sobre o Curso

O que é o Curso?
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Modalidade a Distância, faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esse programa do Ministério de Educação visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País de modo a ampliar a taxa de escolarização brasileira, atuando, preferencialmente, na formação inicial e continuada de professores de Educação Básica.

Como funciona o Curso?
Não é um curso com ingresso regular, portanto, não ocorrem ingressos anuais. Somente são abertas novas turmas quando há um novo Edital de chamada  MEC/CAPES.

O Curso tem 70% de sua carga horária desenvolvido na modalidade a distância e 30%  constituídos por encontros e atividades presenciais. As atividades a distância são realizadas com auxílio de materiais impressos; recursos informatizados no modo contínuo e on-line, através da Plataforna Moodle, vídeo aulas e videoconferências.

A carga horária presencial é desenvolvida nos municípios onde se localizam os polos de apoio presencial, preferencialmente, nos finais de semana (sextas feiras à noite e sábados, períodos matutino e vespertino) durante o período letivo. Podem eventualmente ocorrer aulas práticas também nos Laboratórios de Ensino do Centro de Ciências Biológicas na sede da UFSC, em Florianópolis/SC, durante o período de férias.

Quais os compromissos que o aluno deste Curso deverá assumir?
Os estudantes assumem o compromisso de se deslocar até o polo de apoio para o qual se inscreveu a fim de participar das atividades presenciais, que se constituem de atividades como:

  1. Encontros obrigatórios entre os alunos e tutores.
  2. Aulas e seminários de integração realizados pelos professores das disciplinas do curso. Estes seminários comportarão palestras sobre temática de interesse e aprofundamento dos conteúdos trabalhados na disciplina, demonstrações, acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos e reunião com os tutores.
  3. Práticas laboratoriais, acompanhamento de práticas ou estágios, nos pólos e/ou nos laboratórios de Ensino do Centro de Ciências Biológicas/UFSC, em Florianópolis/SC.
  4. Trabalhos de campo para estudo de ecossistemas e coleta de materiais.
  5. Provas e avaliações das disciplinas.

Já que não há ingressos regulares, quando será a próxima oferta?
Os editais de chamada para o vestibular são publicados nos sites da UFSC (http://ufsc.br/,  https://ead.ufsc.br/ e https://ead.ufsc.br/biologia/). Igualmente, poderão ser obtidas informações diretamente no polo onde será ofertado o Curso.

 

Informações adicionais serão postas no site do Curso.