EaD-UFSCBiologia

Como é o curso

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância é composto por aulas presenciais nos polos todas as sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e tarde .

O Curso está alicerçado em três princípios fundamentais: a interação, a cooperação e a autonomia – que orientarão o modelo teórico-metodológico. A formação geral e específica deve ser sólida, promovendo a articulação entre as disciplinas de Biologia com os seus componentes pedagógicos.

 

OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL:  habilitar professores para a Educação Básica e, consequentemente, a melhoria do ensino fundamental e médio, em consonância com as exigências de uma sociedade em transformação. A meta é garantir o desenvolvimento de atividades pedagógicas reflexivas e investigativas, fornecendo instrumentos básicos para o exercício profissional, tendo por base o princípio de que a formação do educador é um processo contínuo.

Os objetivos específicos do curso são:

1) Formar um profissional dotado de visão multidisciplinar e integrada das Ciências Biológicas, estando devidamente familiarizado com o conhecimento e a metodologia científica, em seus múltiplos aspectos teórico-práticos.

2) Formar um profissional ético, socialmente responsável, capacitado, no âmbito da legislação vigente e em função do conhecimento biológico, a agir sempre com atitudes conscientes de respeito à vida e de sua preservação, efetivamente comprometido com a melhoria das condições do planeta.

3) Atuar como educador em todos os espaços e ambientes da educação formal no Ensino Médio ou não-formal, tais como nos programas de educação popular, educação de jovens e adultos, de divulgação em diferentes mídias e de formação continuada de professores das séries iniciais;

4) Conduzir e aprimorar suas práticas educativas e contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição em que atua de maneira coletiva, solidária, interdisciplinar e investigativa.

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO:

O Projeto Pedagógico tem como caráter fundamental a formação de professores, portanto, será dada ênfase à Prática Pedagógica como Componente Curricular (PPCC) prevista nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura como forma de transposição didática. Trata-se de uma estratégia que privilegia a nova concepção de Prática de Ensino, para a discussão e criação de formas de ensinar-aprender os conhecimentos das disciplinas no Ensino Médio e em outros níveis de escolaridade, bem como em espaços de educação não formal.

A modalidade Licenciatura deverá contemplar, além dos conteúdos próprios das Ciências Biológicas, conteúdos nas áreas de Química, Física e da Saúde, para atender ao ensino fundamental e médio. A formação pedagógica, além de suas especificidades, deverá contemplar uma visão geral da educação e dos processos formativos dos estudantes. Deverá enfatizar também a instrumentação para o ensino de Ciências no nível fundamental e para o ensino da Biologia, no nível médio.

O Estágio Curricular deve ser atividade obrigatória e supervisionada que contabilize horas e créditos (Parecer CNE/CES 1.301/2001).

A organização curricular e metodológica deste curso considera também o DECRETO N° 5.626/SEED/MEC, de 22 de dezembro de 2005 que recomenda a inclusão da disciplina de ensino de Libras para a Licenciatura em Ciências Biológicas, com 60 horas, no 9° período do curso.

O possível atendimento aos portadores de necessidades especiais, considerando as questões de acessibilidade e infra-estrutura física, terá por base as características dos alunos aprovados no processo seletivo e as condições de viabilidade da instituição.

EQUIVALÊNCIA

O diploma dos licenciados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância terá equivalência ao diploma dos licenciados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade presencial, conforme o Decreto Nº 5.622/SEED/MEC, de 12.2005, publicado no D.O.U. de 20/12/05.

PERFIL DO LICENCIADO

O profissional egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância deve ter uma base consolidada de conteúdos específicos de Biologia e uma preparação adequada à aplicação pedagógica dos conhecimentos na sua atuação profissional como professor da Educação Básica. Deve possuir capacidade de atuar interdisciplinarmente, resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade do saber acadêmico-científico. Ele deverá, ainda, estar comprometido com a ética e a responsabilidade social e educacional necessárias para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

DURAÇÃO DO CURSO

A duração do curso está prevista para 9 (nove) períodos e tem, no final, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser apresentado na forma de monografia.

TOTAL DE CARGA HORÁRIA: 3.137 horas