EaD-UFSCAdministração Pública

Validação de Disciplinas

PERÍODO PARA VALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS:

 

Os alunos interessados em validar disciplinas do curso poderão encaminhar ou entregar a documentação solicitada para validação nas seguintes oportunidades em cada ano letivo:
1) na primeira quinzena do mês de maio e
2) na primeira quinzena do mês de outubro.

 

INSTRUÇÕES PARA VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA

1. Preencher:

1.1 REQUERIMENTO DE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA

1.2 FICHA DE ABERTURA DE PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS

a) Veja aqui instruções para preenchimento da Ficha de abertura de processo de validação de disciplina

b) Veja aqui modelo preenchido de ficha de abertura de processo de validação de disciplina.

c) Veja aqui Matriz Curricular e Código das disciplinas

 

2. Providenciar cópia do HISTÓRICO ESCOLAR devidamente carimbado e assinado pela instituição emitente. O histórico deve conter a legenda dos conceitos atribuídos ao estudante.

 

3. Providenciar todos os PLANOS DE ENSINO da instituição emitente referentes às disciplinas cursadas e que se deseja validar. Os documentos deverão estar devidamente carimbados e assinados em todas as suas vias.

A nomenclatura das disciplinas utilizadas no plano de ensino e no histórico escolar deverão ser compatíveis. Em caso de mudança nos mesmos, peça à instituição uma declaração de equivalência.

 

4. Enviar a documentação listada abaixo na data definida no calendário:

4.1 Requerimento de validação de disciplina (devidamente preenchido).

4.2 Ficha de abertura de processo de Validação de Disciplina.

4.3 Histórico Escolar do aluno.

4.4 Plano de ensino da disciplina que o estudante pretende validar.

 

5. A Secretaria de cursos EAD de Administração e Administração Pública solicita aos alunos que toda as correspondências e documentações sejam enviadas para o endereço abaixo.

Para melhor tramite, favor sempre enviar correspondência por AR ou Sedex (dependendo da urgência) e informar do envio bem como o código de rastreamento dos correios para a Secretaria de Cursos no e-mail secretaria@eadadm.ufsc.br (informar remetente, assunto da correspondência e cod de rastreamento) ou Fone: 48 3721-6619

Assunto: Validação de disciplina 

Secretaria do Curso de Administração EAD
Departamento de Ciências da Administração
Centro Socioeconômico
Caixa Postal 5025
CEP 88.040-970
Florianópolis – SC

 

6. Da análise

6.1 A carga horária da disciplina cursada pelo estudante deverá corresponder, no mínimo, em 75% a carga horária da disciplina do curso de Administração da UFSC;

6.2 O estudante poderá somar disciplinas para equivaler a carga horária de uma disciplina do curso de Administração da UFSC;

6.3 O conteúdo do plano de ensino deverá abranger os tópicos abordados no programa do curso de Administração da UFSC;

6.4 O estudante poderá somar disciplinas para equivaler ao conteúdo de uma disciplina do curso de Administração da UFSC.

 

7. Dos possíveis resultados:

7.1 Deferido: a validação da disciplina foi aceita;

7.2 Indeferido: a validação da disciplina foi recusada:

7.2.1 Carga horária insuficiente: quando a carga horária da disciplina cursada não atingir 75% da carga horária da disciplina a ser validada;

7.2.2 Conteúdo insuficiente: a disciplina cursada não apresenta todos os tópicos abordados na disciplina a ser validada;

7.2.3 Conteúdo incompatível: o conteúdo da disciplina cursada não equivale ao da disciplina a ser validada;

7.2.4 Incompatibilidade entre plano de ensino e histórico escolar: pode ser pela nomenclatura da disciplina, código da disciplina, quando consta reprovado no histórico, entre outros.

 

8. Caso o aluno estiver cursando a disciplina que pretende validar deverá aguardar o resultado do pedido de validação antes de abandonar a disciplina, uma vez que as atividades não poderão ser recuperadas no caso de reprovação do pedido.

 

9. Não serão aceitos documentos entregues fora do prazo.

 

10. Os resultados dos pedidos de validação serão publicados na página do curso na internet.

 

11. Após a publicação dos resultados dos requerimentos de validação de disciplinas, os pedidos deferidos serão posteriormente encaminhados para o Departamento de Administração Escolar (DAE) para inserção no histórico do aluno.