EaD-UFSCAdministração Pública

Linhas de Formação Específica

Linhas de Formação Específica

A partir do quinto módulo do curso de bacharelado em administração pública o acadêmico deverá optar por uma das seguintes linhas de formação específica (LFE), atendendo assim o que propõe o Projeto Pedagógico do Curso:

1) Linha de formação Específica I – Gestão Pública (Clique aqui e assista um vídeo explicativo sobre esta LFE)

2) Linha de formação Específica II – Gestão Pública Municipal (Clique aqui e assista um vídeo explicativo sobre esta LFE)

3) Linha de formação Específica III – Gestão da Saúde (Clique aqui e assista um vídeo explicativo sobre esta LFE)

A linha de formação específica determina o direcionamento dos seminários a partir do quinto módulo do curso e do trabalho de conclusão de curso (TCC). Assim, após a escolha por uma das três linhas de formação específica, o acadêmico deverá desenvolver os seminários dos módulos 5, 6, 7 e 8 e o trabalho de conclusão de curso relacionado a linha de formação específica escolhida.

O aluno poderá trocar a linha de formação específica. Esta alteração deverá ser comunicada por escrito, contendo a identificação do aluno (nome completo e matrícula), polo, motivo da alteração da LFE e a nova linha de formação específica pretendida. A solicitação de troca deverá ser encaminhada para um dos seguintes emails:

PNAP II (Roberto) : pnap.supervisor01@eadadm.ufsc.br
PNAP III (Maria Aparecida) : pnap3.supervisor@eadadm.ufsc.br
PNAP IV (Maria Aparecida) : pnap4.supervisor@eadadm.ufsc.br

A alteração só poderá ser efetivada no módulo vindouro.

No tocante ao TCC, a alteração da LFE implica a elaboração de um novo TCC. Isso significa que as etapas já vencidas do TCC (disciplina de estágio supervisionado) ficam mantidas, caso o aluno já tenha obtido aprovação. Por hipótese, imagine-se a seguinte situação:
-       Quinto módulo – o aluno elaborou a primeira parte do TCC, a Introdução e os Procedimentos Metodológicos, na área de Gestão da Saúde. Foi aprovado, com nota 6,5.
-       Sexto módulo – o aluno elaborou e entregou a segunda parte do TCC, a Fundamentação Teórica, ainda na área de Gestão da Saúde. Foi aprovado, com nota 6.
-       O aluno se arrependeu da escolha e não quer mais aquela pesquisa. Agora estudará Gestão Pública Municipal. Solicitou mudança e a Coordenação deferiu.
-        As notas 6,5 e 6 ficam mantidas e, agora, no sétimo módulo o aluno deverá elaborar e entregar a terceira parte do TCC, a Metodologia e a apresentação de informações preliminares do tema objeto de estudo constantes no módulo oitavo. Além disso, entregará ? nessa oportunidade e não depois ? também o quinto e o sexto módulo sobre o novo tema, envolvendo a Gestão Pública Municipal. Esse módulo, receberá a sua nota (além disso, não se altera a nota dos módulos anteriores, não interessando que agora o trabalho ficou excelente e que poderia ser merecedor de avaliação melhor).
-        No oitavo módulo o aluno elaborará e entregará o material dos módulos anteriores do TCC, acrescido dos Resultados da Pesquisa e Conclusão. Pesquisa encerrada. Esse módulo, receberá a sua nota.
Já com relação ao seminário, o acadêmico optante por uma das linhas de formação específica poderá fazer o seminário com alunos de outra linha de formação, desde que não seja possível fechar um grupo na sua respectiva LFE, sempre observado o número mínimo de integrantes estipulado para o seminário proposto.