EaD-UFSCAdministração Pública

Dúvidas Frequentes

AVALIAÇÕES EM SEGUNDA CHAMADA

O(a) acadêmico(a) que, por motivo de força maior e plenamente justificado(a), deixar de realizar avaliações (provas, seminários ou defesa de Trabalho de Conclusão) previstas no Plano de Ensino e/ou no Cronograma Semestral poderá requerer nova oportunidade para realização da avaliação, conforme orientação abaixo, dentro do prazo máximo de 03 (três) dias úteis, a contar da data da avaliação.

Procedimento para realização de avaliações em segunda chamada:

1. Redigir requerimento conforme modelo: Click aqui para abrir o modelo
1.1 Formulação do pedido, com exposição dos fatos (motivo de força maior) e de seus fundamentos (legal/normativo).

2. Digitalize o documento comprobatório que aponte o motivo do não comparecimento no polo no dia da avaliação. Obs.: O atestado médico só terá validade se possuir a assinatura e CRM do médico e o CID da doença (se for o caso).
3. Envie o requerimento e documento comprobatório para o e-mail:

PNAP II (Roberto) – pnap.supervisor01@eadadm.ufsc.br

PNAP III (Maria Aparecida) – pnap3.supervisor@eadadm.ufsc.br

PNAP IV (Maria Aparecida) – pnap4.supervisor@eadadm.ufsc.br

4. A solicitação será analisada e o acadêmico, se o requerimento for deferido, poderá realizar a avaliação em segunda chamada.

OBSERVAÇÃO:
a) As solicitações enviadas fora do prazo não serão apreciadas.
b) Acadêmicos adventistas não terão amparo legal ou normativo para abono de faltas caso se ausentem regularmente das atividades didáticas por motivos religiosos (Parecer CNE/CSE no 224/2006, de 20/SET/2006).

PROVAS FORA DO PÓLO DE ORIGEM

O acadêmico deve realizar as provas no seu pólo de origem. Somente se autorizado pela Coordenação do Curso, após envio do requerimento e deferimento do pedido poderá o aluno fazer a prova em outro pólo.

Procedimento para realização da prova fora do pólo de origem:

1. Redija o requerimento conforme o modelo: Click aqui para abrir o modelo

2. Envie o requerimento e documento comprobatório (digitalizado) para o e-mail:

PNAP II (Roberto) – pnap.supervisor01@eadadm.ufsc.br

PNAP III (Maria Aparecida) – pnap3.supervisor@eadadm.ufsc.br

PNAP IV (Maria Aparecida) – pnap4.supervisor@eadadm.ufsc.br

3. A solicitação será analisada pela Coordenação do Curso e o acadêmico, se o requerimento for deferido, poderá realizar a prova fora do pólo de origem.

APLICAÇÃO DE PROVAS

O aluno não poderá sair da sala durante a realização da prova, somente após o seu término.

Não será permitido o ingresso do aluno em sala para a realização da prova passados 30 minutos do início da prova e desde que nenhum aluno tenha entregado a prova.

 

REGIME DOMICILIAR

Serão merecedores de tratamento especial em regime domiciliar:

I – a aluna gestante, a partir do 8º mês de gestação e durante 4 meses, desde que comprovado por atestado médico competente.

II – o aluno com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas caracterizadas por:

a) incapacidade física relativa, incompatível com a freqüência aos trabalhos escolares, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais para o prosseguimento da atividade escolar em regime domiciliar;

b) ocorrência isolada ou esporádica.

 

Procedimento para Tratamento Especial em Regime Domiciliar:

1. Redija o requerimento conforme o modelo: Click aqui para abrir o modelo

2. Digitalize o documento comprobatório (atestado médico ou documento que comprove a sua ausência). O atestado médico só terá validade se possuir a assinatura e CRM do médico e o CID da doença (se for o caso).

3. Envie o requerimento e documento comprobatório (digitalizado) para o e-mail:

PNAP II (Roberto) – pnap.supervisor01@eadadm.ufsc.br

PNAP III (Maria Aparecida) – pnap3.supervisor@eadadm.ufsc.br

PNAP IV (Maria Aparecida) – pnap4.supervisor@eadadm.ufsc.br

4. A solicitação será analisada e, se o requerimento for deferido, poderá realizar a prova em segunda chamada.

 

NÃO CONSIGO ACESSAR O AMBIENTE, O QUE FAZER?

A senha de acesso do ambiente NÃO É a mesma senha que você recebeu em seu comprovante de matrícula. Para efetuar seu cadastro no ambiente, entre no site http://ead.ufsc.br/administracaopublica e clique no botão “Obter senha”, na guia de acesso ao AVEA. Em seguida, na página de recuperação de senha, insira o seu número de CPF no campo “identificação”. Será enviada uma mensagem com orientações sobre os próximos passos para o email que você cadastrou no ato de sua matrícula. Caso você tenha dificuldades em acessar o Ambiente Virtual, entre em contato conosco, pelo telefone (48) 37214940.

 

QUERO DESISTIR DO CURSO, O QUE FAZER?

1. Preencha o Formulário de Desistência do Curso.

2. O formulário deve ser assinado pelo aluno, pela coordenação do pólo de ensino e carimbado.
3. O formulário de desistência deve ser entregue ao pólo pessoalmente.

4. O Pólo deve encaminhar o formulário para a secretaria do curso do aluno, em:

Tutoria do Curso de Administração a Distância

 

Secretaria do Curso de Administração EAD
Departamento de Ciências da Administração
Centro Socioeconômico
Caixa Postal 5025
CEP 88.040-970
Florianópolis – SC

Informe pelos e-mails  o envio do formulário:

PNAP 2 – pnap.supervisor01@eadadm.ufsc.br

PNAP 3 – pnap3.supervisor@eadadm.ufsc.br

PNAP 4 – pnap4.supervisor@eadadm.ufsc.br

 

COMO É O INGRESSO NO CURSO?

Por meio de vestibular realizado pela COPERVE.

 

QUANDO ELE OCORRE?
Os ingressos para o curso não são regulares. Por isso, fique atento às notícias no site da UFSC e no site da COPERVE.

 

O CURSO É GRATUITO?
Sim.

 

COMO FUNCIONA O CURSO?

O desenvolvimento das atividades do curso com o uso dos seguintes recursos:

  • Livro texto
  • Vídeo-aulas
  • Atividades
  • Fórum
  • Videoconferências
  • Chats com professor
  • Tutoria a distância
  • Tutoria presencial

Quanto ao uso do material impresso, ao final de cada unidade, o aluno encontrará sugestões de leituras e atividades obrigatórias e/ou complementares, além da indicação de textos, livros e sites visando um melhor desenvolvimento do processo a distância.

As vídeo-aulas complementam o conteúdo abordado no livro texto, através de exemplos práticos e explicações detalhados do professor. O aluno pode assistir as vídeo-aulas no tempo que julgar adequado.

O livro texto traz atividades que serão desenvolvidas pelos alunos ao longo da disciplina, conforme orientação do professor. Para realizá-las, o aluno conta com o uso de ferramentas de interatividade, para sanar suas dúvidas com o professor, através da videoconferência e do chat com o professor (previamente agendados) ou com a tutoria a distância, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00 horas.

A comunicação com os tutores a distância pode ser por meio do ambiente virtual de ensino-aprendizagem, por e-mail ou por telefone.

Em complemento, a tutoria presencial disponibiliza no ambiente virtual os horários de funcionamento do pólo. Os alunos podem formar grupos de estudos, sob coordenação dos tutores presenciais. Ao final da disciplina, o aluno fará a prova presencial, no seu pólo de ensino, sob coordenação dos tutores presenciais.

 

O QUE É TUTOR A DISTÂNCIA?

O tutor a distância é a pessoa que acompanhará o estudante ao longo de todo o curso. Ele tira dúvidas, avalia o estudante, lembra-o dos seus deveres, participa dos chats, media os fóruns e o auxilia nas dificuldades encontradas pelo estudante.

 

O QUE É TUTOR PRESENCIAL?
É ele quem coordena e orienta, na forma presencial, a exploração de materiais em grupos de estudo. Sua função se relaciona menos com o conhecimento dos conteúdos e mais com sua capacidade de liderança. Enquanto o tutor a distância orienta os estudantes em relação ao conteúdo das disciplinas, o tutor presencial tem o papel de orientá-los no que diz respeito aos assuntos acadêmicos que tangem: matrículas, informações do curso, organização de grupos de estudos, controles acadêmicos, assistência no uso das tecnologias utilizadas, todos de maneira presencial.

 

O QUE É VIDEOCONFERÊNCIA?

A videoconferência é uma ferramenta que proporciona a comunicação direta, sendo que os interlocutores podem ver-se e ouvir-se, possibilitando um alto grau de presencialidade (ARETIO, 2002). É um sistema de comunicação que atua como interface permitindo a interação de várias pessoas em lugares (sites) distintos.

 

COMO FUNCIONA AS VIDEOCONFERÊNCIAS?
A videoconferência serve para que os alunos tirem suas dúvidas diretamente com o professor. Na videoconferência o professor não expõe o conteúdo, ele responde as perguntas vindas de todos os pólos. Cada pólo terão o seu tempo para questionar.

Dica: antes de se deslocar até o pólo para videoconferência, leia o material, assista as vídeo aulas e anote suas dúvidas para otimizar o tempo com o professor!

 

O QUE É VIDEO AULA?
É um vídeo gravado adequado principalmente para a transmissão do conteúdo. As vídeo aulas são disponibilizadas no ambiente virtual para cada disciplina. Basta que o estudante faça o download do arquivo e assista no horário e dia que lhe for apropriado.

O QUE É O CHAT?

É um sistema de comunicação que permite a troca de mensagens simultaneamente. Essa ferramenta possibilita a interação de forma dinâmica.

Há duas modalidades de chat:

Chat com os tutores: o estudante pode entrar nesse chat das 10h00min às 12h00min e das 1800 às  20h00min, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e, falar com um tutor e com outros alunos que também participam desse chat. Ele serve para tirar dúvidas operacionais e administrativas e também acadêmicas e pedagógicas, no que se refere à conteúdo.

_ Chat com o professor: esse chat é pré agendado conforme calendário. O professor estará on-line e irá responder as dúvidas por intermédio dos tutores ou até mesmo acessando o ambiente. Consulte o calendário antes do início da disciplina e programe-se!!!

 

O QUE É O FÓRUM?

Ferramenta utilizada para gerar debates na Internet, visto que ele disponibiliza as informações, referentes a determinado tópico, para todos os usuários. Esta ferramenta é disponibilizada no ambiente virtual e seu principal objetivo é gerar a discussão acerca do tema proposto pelo professor.

 

SE NÃO PARTICIPAR DO FÓRUM, POSSO RECUPERÁ-LO MAIS TARDE?
Não. O fórum é disponibilizado durante toda a disciplina. O objetivo dessa atividade é o debate durante o período. Portanto, se o estudante não desenvolver o debate com os colegas ao longo do tempo, não é possível fazê-lo posteriormente.

 

SOU AVALIADO AO PARTICIPAR DO FÓRUM? QUAIS OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO?

Depende. Consulte o Plano de Ensino da disciplina e confira se o professor programou essa atividade valendo nota. Se afirmativo, os critérios de avaliação consiste na qualidade da participação dos estudantes. O fórum tem como objetivo o debate. Os alunos que argumentam, trocam informações, disponibilizam conteúdos encontrados, e debatem ao longo da disciplina terão cumprido com excelência a atividade.

 

COMO EU EMPRESTO UM LIVRO DA BIBLIOTECA?
Para isso, os estudantes devem enviar um e-mail para: ead@bu.ufsc.br, solicitando cadastro, fornecendo seu nome completo, endereço completo, n. CPF, telefones e e-mail para contato.Quando desejarem emprestar algum livro, vocês devem consultar se o mesmo está disponível no site da BU: www.bu.ufsc.br, clicando em consulta rápida. Para os alunos de Florianópolis, basta vir na biblioteca com o login e a senha que serão fornecidos no e-mail e retirar o livro.Os alunos dos demais pólos também receberão senha e login, entretanto, na impossibilidade de vir retirar o material pessoalmente, podem solicitar empréstimo por e-mail, fornecendo os dados do livro e o endereço para postagem. O prazo para devolução é de 15 dias, contando pela data de postagem. Cabe ao aluno arcar com as despesas da devolução. Quando não houver reserva, os livros podem ser renovados através do site.

POSSO ENTREGAR AS ATIVIDADES QUANDO EU QUISER?
Não. O estudante deve cumprir com o calendário previamente divulgado. É importante que não se confunda a flexibilidade da educação a distância com a falta de disciplina. A flexibilidade citada refere-se à estudar no horário que mais lhe convém, porém, cumprindo como seu dever de estudante. O tutor não aceita atividades atrasadas.

 

COMO EU ME COMUNICO COM O TUTOR PELO AMBIENTE VIRTUAL?
Você pode trocar mensagens no ambiente virtual de ensino-aprendizagem. É muito mais fácil, além de armazenar o histórico das conversas para consulta futura. Após fazer o seu login, vá até o canto superior direito e clique em cima do seu nome. Depois é só clicar em Mensagens e Buscar o nome do seu tutor. Clique no bonequinho branco à direita do nome dele para adicioná-lo à sua lista. Por fim, basta clicar no nome da pessoa que deseja escrever a mensagem e enviá-la. Você pode fazer isso com seus colegas também!!!

 

COMO EU RETIRO O MATERIAL IMPRESSO?

O tutor presencial avisará quando o material impresso estiver disponível para retirar no pólo. O mesmo material também estará disponível no ambiente virtual de ensino aprendizagem.

 

MEU COMPUTADOR QUEBROU NA HORA DE MANDAR OS EXERCÍCIOS, COMO AGIR?

Entre em contato com o tutor a distância imediatamente por telefone. Ele irá orientá-lo! Caso contrário, o tutor a distância não terá permissão de receber sua atividade atrasada.

 

COMO POSSO FAZER MINHA CARTEIRA DE ESTUDANTE?
É simples. Entre no site http://www.estudantenet.com.br e façam o cadastro de vocês.
É só preencher uma ficha cadastral e fazer o pedido remetendo via correio a documentação exigida.
A UNE exige os seguintes documentos:1 (uma) Foto 3×4.

1 (uma) Cópia Simples do RG.

1 (uma) Cópia Simples do comprovante de matrícula.

1 (uma) Cópia Simples do CPF (Caso Tenha).

 

O QUE SÃO OS PÓLOS DE ENSINO?

São pólos destinados aos encontros presenciais. Eles dispõem de salas de aula, biblioteca para consulta local, laboratórios de informática e salas para videoconferências. O estudante deverá ir ao pólo para realização das provas, participação das videoconferências e sempre que necessitar usufruir desse espaço para estudos.

 

SE VALIDAR ALGUMAS DISCIPLINAS, POSSO ADIANTAR O CURSO?
Não. Isso porque as disciplinas têm um calendário pré-agendado, portanto, o estudante não tem como adiantá-las.

 

O QUE SÃO OS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS?
Na disciplina de Seminários Temáticos será proposto um tema de pesquisa relacionado às áreas estudadas com o objetivo de aprofundar o conteúdo e promover a relação teoria e prática. Os seminários poderão configurar-se como:

  • palestras, mesas redondas e seminários que abordem em forma de síntese os conteúdos das áreas de formação básica;
  • apresentação dos resultados de pesquisas temáticas, por meio de comunicações orais ou de outra forma de participação; e
  • avaliações escritas, englobando todos os conteúdos das áreas trabalhadas no semestre.

Para cada Seminário Temático será disponibilizado sem respectivo plano de ensino. Consulte-o para programar a atividade com seus colegas!

DISCIPLINAS OPTATIVAS

O aluno para efeito de integralização curricular de horas de disciplinas optativas deverá cursar 60 horas de disciplinas optativas.
Abaixo segue relação das disciplinas optativas do curso:
- MTM9108 – Matemática Básica nivelamento (60 horas)
- CAD9101 – Informática básica (60 horas)
- CAD9194 – Redação Oficial na Administração Pública (60 horas)
- LSB9904 – Lingua Brasileira de Sinais I (72 horas)
Cabe salientar que a disciplina cursada como optativa não poderá ser utilizada para validação de horas de atividade complementar.

Dicas

  • Crie uma conta de e-mail somente para as mensagens do curso de Administração a distância da UFSC. Dentro dessa conta, crie pastas para cada disciplina. Você ficará muito mais organizado!!!
  • Mantenha SEMPRE o seu cadastro atualizado no www.ufsc.br/cagr – é a partir do email que estiver cadastrado lá que você receberá todas as comunicados da universidade.
  • Para que o tutor possa auxiliá-lo com a maior presteza possível, avise-o imediatamente qualquer problema que possa ocorrer.

 

RENDIMENTO ESCOLAR

A verificação do alcance dos objetivos em cada disciplina será realizada progressivamente, durante o período letivo, através de instrumentos de avaliação previstos no plano de ensino.

O aluno com média das notas de avaliações do semestre entre 3,0 (três) e 5,5(cinco vírgula cinco) terá direito a uma nova avaliação no final do semestre (recuperação).

Todas as avaliações serão expressas através de notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco).

As frações intermediárias, decorrentes de nota, média final ou validação de disciplinas, serão arredondadas para a graduação mais próxima, sendo as frações de 0,25 e 0,75 arredondadas para a graduação imediatamente superior.

A nota mínima de aprovação em cada disciplina é 6,0 (seis vírgula zero).

A avalição do seminário compreende a média entre o trabalho escrito e a apresentação. O trabalho escrito equivale a 40 % da nota do seminário e a apresentação 60%.