Ministério da Educação Brasil
EaD-UFSCAdministração Pública

O Curso?

*Clique aqui para ir ao site do CFA - Conselho Federal de Administração

O Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP

O Ministério da Educação – objetivando a consecução e o fomento dos cursos da UAB e, conseqüentemente, a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público, e da formação de gestores públicos, por meio da Secretaria de Educação a Distancia – SEED – estimula a oferta do curso de Administração Pública na modalidade a distância, operacionalizada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior, de acordo com os instrumentos legais emanados pela UAB.

O PNAP surgiu como uma continuidade do curso piloto de Administração a distância, além de caracterizar-se, em sua essência, pela  reafirmação  do  caráter  estratégico  da  UAB,  do desenvolvimento científico e da inovação tecnológica para o crescimento  sustentado  do  País,  através  da  promoção  do desenvolvimento regional, da geração de empregos e de maior equidade social. Este também é uma resposta à necessidade de formação de gestores públicos para todos os níveis governamentais, tanto de funcionários públicos já em atuação em órgãos públicos ou do terceiro setor, como de pessoas que tenham aspirações ao exercício da função pública. A proposta visou à criação de um perfil nacional do administrador público, propiciando a formação de gestores que utilizem uma linguagem comum e que compreendam as especificidades de cada uma das esferas públicas: municipal, estadual e federal.

A  construção  do  PNAP  foi  feita  de  forma  coletiva  e colaborativa, contando com o envolvimento de várias universidades no âmbito da UAB, com a experiência dos coordenadores do curso piloto, com a participação do Conselho Federal de Administração, com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e com o Ministério  da  Saúde  através  da  Fundação  Oswaldo  Cruz (FIOCRUZ).

Esta ação visou à otimização do uso dos recursos públicos  e  ao  compartilhamento  de  experiências  e  práticas educativas em EaD e no próprio ensino de administração, e assim foi construído um projeto básico comum, a ser implementado pelas universidades integrantes da UAB. Esta forma de construção permite um melhor aproveitamento das competências reconhecidas nas diferentes áreas específicas, contribuindo para a legitimidade da proposta.

O  PNAP  é  composto  pelo  curso  de  Bacharelado  em Administração Pública e pelos cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.

O Curso de Bacharelado em Administração Pública será executado por profissionais vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina, em sua grande maioria do Departamento de Ciências da Administração, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB/MEC em parceria com as Prefeituras Municipais.

O curso destina-se a concluintes do ensino médio que tenham sido aprovados em nosso processo seletivo, atendendo aos requisitos exigidos pelo Edital.

Em relação ao período de duração terá quatro anos, organizados em oito períodos. A carga horária total é de 3.000 (três mil) horas, sendo ministrada parte presencialmente e parte a distância.

Tem como política a democratização do acesso e interiorização de uma educação pública gratuita e de qualidade.

Para informações detalhadas faça aqui download do Guia do Estudante, com informações sobre a UFSC, CSE (Centro Sócio Econômico), Organização do Currículo, Ementas e outras informações importantes.